Historial
Um ferreirense de nome Luis António Passanha Pereira,homem de grande fortuna,era na altura dirigente do Sporting Clube de Portugal. Por desentendimento com outros membros da direção e como desagravo,resolve transferir a equipa de futebol sportinguista,para a sua terra natal com o intuito desta competir a nivel nacional. Só não conta com os regulamentos das estruturas federativas do futebol português,que não lhe permite efetivar essa mudança de imediato.
Resolve então a troca da equipa de futebol por uma de ciclismo( Velo Clube "Os Leões de Ferreira do Alentejo),o que consegue rapidamente,a bem de uma maior divulgação da modalidade na região e de cada vez maior motivação pelo ciclismo no Alentejo.
A Volta desse ano com 16 etapas e 1.880 kilómetros, teve inicio na Cova da Piedade e final em Lisboa. Alfredo Trindade e José Maria Nicolau não chegaram ao fim, e César Luis que tinha vindo do Benfica foi o vencedor com 17.02 minutos de vantagem sobre o 2º classificado,José Marquez pertencente ao Campo de Ourique. César Luis venceu ainda duas etapas inscrevendo o nome do clube alentejano nos vencedores da Volta,percorria á média de 29,481 Km/h em que alinharam 55 corredores dos quais 24 ficaram pelo caminho.
O velhinho e histórico Velo Clube " Os Leões " de Ferreira do Alentejo retomou a atividade após 73 anos de interregno.O Clube ,voltou á vida ativa por intermédio de um grupo de praticantes de cicloturismo e btt,que oficializaram a sua constituição no dia 26 de Dezembro de 2007.
O Clube, agora relançado,tem atrás de si momentos grandiosos de história e de glória e tem como momento mais marcante a vitória individual de César Luis na 6ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta,decorria o ano de 1935. Para além de César Luis representavam o clube de Ferreira do Alentejo nomes importantes da época como António Contente,Alfredo Trindade,Joaquim Sousa entre outros.
É intenção deste clube recuperar o espólio e trazer á memória dos Ferreirenses e dos demais simpatizantes todo o historial relacionado com o " Velo Clube" e no âmbito das atividades criar um novo dinamismo ajustado ás realidades atuais.